quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Como vender para clientes visuais, auditivos e sinestésicos

By
Como vender para clientes visuais, auditivos e sinestésicos

De acordo com a neurolingüística, a percepção da realidade do cliente se dá por três canais diferentes: AUDITIVOS, VISUAIS E SINESTÉSICO, referente aos sentidos. Para quem deseja ter sucesso em vendas, é muito importante entender estes tipos de clientes.

 
Os clientes auditivos se comunicam de forma verbal. É o tipo de consumidor que entra na loja e diz “Bom dia, tudo bem contigo”? São pessoas que comunicam por palavras e não por gestos. Neste caso não adianta você utilizar catálogos, folhetos ou propostas previamente preparadas. Para esse tipo de consumidor é fundamental dobrar as atenções no que ele diz para você entender o que ele deseja na verdade. Utilize-se de argumentações seguras e corretas, pois este é o tipo de cliente que jamais irá esquecer daquilo que você disse ou prometeu. Para este cliente, promessa é mais do que uma dívida. Muito cuidado. Outra característica deste consumidor é que geralmente ele pede descontos, brindes, prazos e não se entrega facilmente. Este é um tipo falante, que gosta de ser atendido por pessoas que dão atenção, que são bons ouvintes. Gostam de ser atendidos prontamente. Apreciam marcar horários e preferem dias de menor movimento. Detestam tumultos e ambiente cheio de gente. Recomendo que este tipo de cliente seja atendido em lugares reservados.

Os clientes visuais são aqueles que notam as cores, formas e os detalhes dos produtos. Clientes visuais tem memória fotográfica. São bons ouvintes. Portanto são clientes que você pode persuadir com apresentações detalhadas dos produtos, principalmente quando você utiliza-se de um catálogo, amostra ou do próprio produto. Para este tipo de cliente não é necessário ter um bom discurso, basta você deixá-lo à vontade para observar os detalhes com os próprios olhos. Cuidado, você pode perder a venda com um simples detalhe do tipo: embalagem feia ou uma amostra de roupa amassada. Este cliente aprecia vendedores bem vestidos, barbeados e penteados. Vendedoras maquiadas, com unhas pintadas, cabelos bem penteados e bem vestidas. Para você ter sucesso na hora de negociar com este tipo de cliente, use e abuse das amostras, folders, catálogos e produtos em exposição. Sinestésicos são clientes emotivos que apreciam tocar, cheirar e sentir o produto antes de comprar. São difíceis de agradar e exigem um cuidado especial no atendimento, principalmente na forma de apresentar o produto.


Clientes Sinestésicos têm dificuldades em expressar seu desejo de compra, não conseguem explicar e são mais desconfiados que os outros tipos citados anteriormente. Gostam de ambientes com temperaturas agradáveis e sentirem o espaço que estão inseridos, do tipo confortável. Valorizam ambientes claros e com cheiro agradável. Recomenda-se para este cliente, um atendimento com mais conversa e gestos. Oferecer um cafezinho, suco ou água é uma estratégia fundamental para encantar este tipo de cliente. Ele gosta de conforto e de ser paparicado. Convide-o para sentar-se e ficar a vontade, é disso que ele gosta. Antes de iniciar a sua venda, procure descobrir se o seu cliente é visual, auditivo ou sinestésico. Observe a maneira como ele entra na loja, como ele reage às suas apresentações e aplique as estratégias corretas para cada tipo de cliente.


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

ACESSE SEU BANCO

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

RESULTADO LOTERIA

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto