quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

O que é Capelania

By
O que é Capelania?

Capelania é uma Assistência Religiosa e Social prestada aos serviços Civis e Militares, prevista e garantida pela Constituição Federal de 1988, sob a Lei 6923 art. 5 e inciso VII. A Capelania ganhou muita força nestes últimos anos, principalmente no Brasil pelas Lideranças Evangélicas, já que os hospitais, presídios, escolas, universidades e outras instituições vem se preocupando com a qualidade no atendimento das pessoas com carências espirituais, afetivas e emocionais, necessitando de uma pessoa de estimulo e entusiasmo. A especialização em Capelania é um dos Cursos mais procurados pelas Lideranças Evangélicas do Mundo.


O objetivo da Capelania é de oficializar esta atividade dentro das leis do nosso País. Para isso é necessário o treinamento e capacitação do Capelão para desenvolver suas habilidades dentro das áreas Social e Religiosacom Qualidade.

O Capelão - O Capelão é um assistente Religioso e Social. 

Como surgiu a Capelania? Bem. Não foi ontem. Nem hoje. Faz muito tempo que o termo capelania passou a ser usado para caracterizar o trabalho de cuidado espiritual. A explicação mais aceitável sobre a origem do termo, remete às forças armadas do exército francês no século XVIII, em 1776, quando, conta-se, que um sargento chamado Martinho, ao encontrar um homem ferido e abandonado na chuva e no frio, cortou a sua capa e o cobriu, num ato de amor, cuidado e solidariedade. Quando o mesmo morreu, esta capa foi levada para uma igreja, a fim de que servisse como lembrança do amor e cuidado ao próximo. A igreja passou a ser conhecida como “Igreja da Capa”. Daí a expressão Capelania e Capelão.
CAPELANIA NO BRASIL. No Brasil o oficio de capelania começou na área militar em 1858 com o nome de Repartição Eclesiástica, evidentemente com a igreja Católica. Em 1899 foi abolido. Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, em 1944, o serviço foi estabelecido com o nome de Assistência Religiosa das Forças Armadas. Na mesma época foi criada também a Capelania Evangélica para assegurar a presença de Capelães Evangélicos nas FEB. O grande nome que se destacou na Segunda Guerra Mundial, foi do Pastor João Filson Soren, pastor da PIB do Rio de Janeiro, por mais de 50 anos, falecendo em 2002.

Qual é o papel do Capelão? O Papel fundamental do Capelão é cuidar e zelar da sociedade, contribuindo intensamente para a saúde Espiritual e Emocional do ser humano. O Capelão com suas habilidades poderá contribuir com a saúde da sociedade e desenvolver um trabalho produtivo nas áreas da Pregação e Evangelização.

Leis que embasam a Atividade da Capelania no Brasil

Lei Federal: 6.923 Art. 5º Inciso VII - É assegurada nos termos da lei a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva (hospitais, presídios) - Constituição Federal de 1988


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

ACESSE SEU BANCO

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

RESULTADO LOTERIA

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto